terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Discípulos exercem sua autoridade servindo.


Em vez de usar a força bruta ou exigências autoritárias, o discípulo exerce sua autoridade servindo. Jesus disse a seus discípulos:
Marcos 10: 42-45.
42 Então Jesus chamou-os para junto de si e lhes disse: Sabeis que os que são reconhecidos como governadores dos gentios, deles se assenhoreiam, e que sobre eles os seus grandes exercem autoridade.

43 Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva;

44 e qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos.

45 Pois também o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.

A mensagem de Cristo era clara: o amor espiritual serve, e não deseja ser servido. O serviço é a forma mais alta de liderança. O cristão maduro escolhe servir, em vez de ser senhor em toda situação.
Jesus disse: “O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei” (Jo.15: 12). E o amor de Cristo a seus discípulos foi serviço altruísta. Ele assumiu, por vontade própria, a forma de escravo (Fp. 2: 7). Ele lavou-lhes os pés e voluntariamente tomou o lugar deles na cruz, Jesus não estava reclamando ou esperneando quando o levaram  para crucificá-lo. Ele teve compaixão e perdoou; serviu sem reservas e depois anunciou: “Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz” (Jo. 13: 15).
Os apóstolos, cuja autoridade na Igreja estava acima de dúvida, eram servos-líderes. Eles não impunham ordens sobre seus filhos espirituais (2Co. 1: 24). Exerciam autoridade de modo humilde e amoroso.
Ao contrario dos não-cristãos que servem por temor, orgulho, lealdade ou desejo de dinheiro, a motivação do discípulo é o amor. Ele coloca o bem-estar de seu irmão acima do seu próprio. A privacidade é um luxo raro. Não é incomum ser incomodado. Ele ministra sem ser notado e, no ânimo ou na tristeza do momento, frequentemente sai sem receber agradecimento. Palavra ou atos altivos estão fora de ordem.
Os discípulos exercem sua autoridade por meio do serviço.
As revelações de submissão e autoridade que Deus ordenou servem de sistema nervoso central para a igreja de Cristo. Só podemos funcionar corretamente no corpo de Cristo se entendermos e vivermos por essas quatro verdades bíblicas que formam o fundamento para a submissão em alegria.
A Formação de um Discípulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário